Escola construtivista: entenda como funciona e as vantagens

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

O modelo de educação baseado no construtivismo coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem. Ou seja, nessa metodologia de ensino, as crianças são estimuladas a participarem ativamente das atividades e a se desenvolverem por meio de experiências. Um dos principais pilares da escola construtivista é criar um ambiente favorável para o estudante, aprimorar o senso crítico, a autonomia e a solução para os problemas.

Saiba mais: + Encontre bolsas de estudo para o ensino básico!

O psicólogo suíço Jean Piaget foi o pensador responsável por idealizar a aplicação do construtivismo na educação, no início da década de 1920. Segundo ele, o conhecimento deve ser adquirido por meio da interação entre o indivíduo e o ambiente em que ele vive. Nesse sentido, a interação é um dos pilares essenciais para o sucesso desse modelo.

Na metodologia construtivista, o professor tem o papel de incentivar os alunos a serem protagonistas do processo de aprendizado. É importante que os educadores estejam abertos ao diálogo e ensinem os alunos a buscarem novas maneiras de conhecer e de compreender o mundo ao seu redor.

Qual a diferença entre a escola tradicional e a construtivista?

Nas escolas tradicionais, o professor é visto como o ponto central da sala de aula e detentor do conhecimento. Ou seja, os alunos recebem os conteúdos de forma passiva e são submetidos a avaliações periódicas, como provas, testes e simulados.

+ Pedagogia Tradicional: veja quais são suas características

No modelo construtivista, por outro lado, os estudantes são convidados a participar de um processo de construção do aprendizado. Ao invés de apenas receber informações sobre cada disciplina, eles são incentivados a explorar, a refletir e a vivenciar práticas criativas.

Vale destacar que, nas escolas adeptas ao construtivismo, as avaliações não são por meio de provas tradicionais. A ideia é que os professores observem o desenvolvimento dos alunos por meio de avaliações diagnósticas contínuas.

Esse modelo de avaliação ajuda o professor a identificar os pontos fortes e fracos de cada estudante. Assim, o educador consegue pensar em novas abordagens para tornar o ensino mais produtivo. Ou seja, as provas não têm caráter punitivo ou eliminatório. Na verdade, elas são ferramentas necessárias para consolidar o conhecimento.